terça-feira, 23 de agosto de 2011

Em uma Praça qualquer...

- Boa tarde. – disse um senhor de aparência meia duvidosa e indecifrável.
- Boa tarde. – Respondi apenas por educação, era uma tarde de sábado e o sol brilhava.
Fiquei olhando o velho sorrir p/ o céu, ele parecia louco e mesmo eu sabendo q seria mais seguro sair de perto dele eu quis continuar, ele aprecia um romântico antigo, um escritor de clássicos, um viciado, um bêbado largado, um velho esquisito, um cara sábio.
- Eu aparento ter quantos anos? – Perguntou o velho.
- Uns 68.
- Mas tenho oitenta anos, oitenta! Da pra imaginar o quanto eu já vivi?
- É muito tempo!
- Sim, foram tantos amores, tantas paixões, tantas brigas, tantas amizades, e olha como estou agora...Sozinho, ou praticamente sozinho. – Ele me deu uma olhada e sorriu. – Tive histórias com mulheres maravilhosas q eu já nem me lembro o nome, tive casos com garotas de um inteligência q me fazia parecer um tolo mas eu tbm ñ lembro o nome delas, tive uma vida cercada por bebidas e poemas, adorava a arte da paquera, do olhar de canto, do sorriso envergonhado, adorava a sensação do bjo, do abraço apertado, adorava dormir abraçado no inverno, o cheiro do brigadeiro p/ dois, adorava a sensação do coração pulando do peito. – O velho deixou algumas lágrimas escorrerem e então continuou. – Adorava a minha menina de olhos castanhos, sim desta eu me lembro o nome, era a minha Margaret, ela ñ foi um romance de verão nem uma noitada de inverno, ela foi a única mulher q me fez sentir o amor, o amor verdadeiro, aquele q te faz arrepiar, q te deixa com um olhar bobo, com um sorriso de orelha a orelha, ela me fez amar tão intensamente q só de lembrar dela eu posso sentir meu coração saltar de seu lugar. As pessoas dizem q amam sem nunca ter sentido o amor, é q elas confundem o amor com paixão, paixão é coisa de pele, pode durar um mês ou um ano, ñ tem tanta intensidade, já o amor...O amor é eterno, é mais q pele, q desejo físico, é algo de dentro, q te faz suspirar, perder o ar, esquecer como respira, o amor é diferente de dts os outros sentimentos do mundo, é único. E ele acontece poucas vezes, se vc conseguir amar duas pessoas na sua vida inteira já é muito. Claro q eu falo do amor entre homem e mulher e ñ pelo amor pelos amigos e pela família, este amor é diferente. – O velho limpou mais uma vez o rosto sujo pelas lágrimas.
O velho então se levantou me deu mais um sorriso e se foi, eu tinha algumas perguntas p/ ele mas talvez eu tenha q descobri-las sozinha, mas uma delas as lágrimas dele já tinham me respondido, a dor do amor nunca passa, ñ tem como ser curada e aquele senhor com o rosto de louco, de bêbado, de romântico, de escritor, sabia muito melhor do q eu.
E se um dia eu amar metade do q aquele senhor amou eu já vou me sentir uma eterna apaixonada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário